Vamos fazer pão: Pãezinhos com açafrão
Os pães coloridos deixam-me sempre curiosa. Não me lembro da primeira vez que vi um pão verde, roxo, cor-de-rosa, castanho escuro ou amarelo ou, até mesmo, preto. Cresci a ver o pão sempre da mesma maneira. Quanto muito, havia fornadas em que o miolo ficava mais escuro, devido à farinha usada, para desgosto da minha mãe, para quem o pão bom, era e continua a ser, o de miolo claro, alvo. Houve uma altura, em Portugal, em que as farinhas eram más e o pão branco é que era associado a qualidade.
Associo os pães coloridos a hamburguerias. Há uns anos atrás, o chef Ljubomir Stanisic apresentou no Peixe em Lisboa, um hambúrguer de salmão servido em pão de tinta de choco. Na altura, confesso, que adorei. Pão preto, era o máximo!
Ir a um restaurante e ver os hambúrgueres servidos em pães coloridos fica muito interessante e visualmente apelativo. E podemos reproduzir esses pães bonitos, coloridos, em casa? Sim, podemos. Deixo-vos, hoje, a receita de pãezinhos amarelos, ou melhor, pães coloridos com açafrão-da-Índia. Vamos fazer pão?
Pãezinhos com açafrão
Ingredientes:
500 g de farinha de trigo T65
20 g de açafrão-da-Índia
2 saquetas de 4,6 g de levedura seca (ou 25 g de levedura fresca)
25 g de leite em pó
30 g de açúcar
35 g de manteiga sem sal
8 g de sal fino
300 ml de água morna
Sementes de sésamo q.b. para polvilhar
1. Colocar a farinha com o açafrão numa taça. Adicionar a levedura, o leite em pó, o açúcar, a manteiga e o sal. Regar com a água morna e mexer.
2. Amassar durante 8 a 10 minutos, na bancada.
3. Formar uma bola com a massa. Colocar a massa na taça. Tapar com um pano e deixar levedar durante 45 minutos a 1 hora.
4. Dividir a massa em 9 bolinhas com aproximadamente 90g.
5. Colocar as bolinhas num tabuleiro forrado com uma folha anti-aderente ou polvilhado com farinha.
6. Pincelar cada bolinha com um pouco de água e de seguida polvilhar com as sementes. Tapar o tabuleiro e deixar levedar durante 30 minutos.
7. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante, aproximadamente, 20 minutos.
Comentários
Enviar um comentário