Fogaças de Santa Maria da Feira - https://www.iguaria.com/entrada/pao-e-sande/fogacas-de-santa-maria-da-feira/

 

Feliz Sexta Feira Santa! Claro que para celebrar a data tinha que ir fazer um folar! Não é bem tradição por aqui mas nada como começar novas tradições, para hoje temos as famosas Fogaças de Santa Maria da Feira, este folar está ligado a festa das Fogaçeiras, uma festa tradicional que diz a lenda que em 1505 a peste passou por Portugal e na região de Santa Maria da Feira foi feita uma promessa a São Sebastião que se seria feita uma festa em seu nome se livrasse a região da peste, essa festa teria como oferenda a fogaça o qual o desenho tem 4 torres que são as torres do castelo.

Claro sendo um folar este é feito pela festa e também pode ser feito para a Páscoa, eu diria que não é um folar muito complicado, a massa é uma variação, mas o esticar a massa, fazer as torres, tenho que confessar que é algo que tenho que tenho de  experimentar mais umas vezes porque uma das fogaças ficou… ok e a outra caiu, por isso em aspeto não foi um sucesso total mas em sabor estavam muito boas! Vamos a receita!

Receita de Fogaças de Santa Maria da Feira

Ingredientes

Ingredientes para o Pé / Fermento

  • Farinha – 200gr
  • Água – 120ml (Morna)
  • Fermento de Padeiro – 1 Saqueta Seco ou 50gr Fresco

Ingredientes para a Massa

  • Farinha – 600gr
  • Açúcar – 160gr
  • Manteiga sem Sal – 120gr
  • Ovos – 3 (L)
  • Limão – 1 (Raspa)
  • Canela – 1 Colher de Chá
  • Sal – 1 Colher de Chá
  • Ovo – 1 (Para Pincelar)

Instruções

  1. Começa por fazer o pé ou a base de fermento, dissolve o fermento e, 120ml de água morna, deixa repousar uns 15 minutos, depois junta 200gr de farinha, mexe até obteres uma massa mole.
  2. Deixa essa massa numa taça a levedar por uns 30 minutos num lugar morno ou um pouco mais até aumentar de volume.
  3. Agora junta numa taça o açúcar, com a canela, sal, ovos, raspa de limão e manteiga, bate estes um pouco.
  4. Junta então a farinha e a massa fermentada, bate ou amassa até criar uma bola suave, com a consistência de pão.
  5. Deita a massa numa taça grande coberta de um pano e deixa esta num lugar morno a fermentar o tempo necessário para duplicar de volume (no meu caso foi pouco mais de 1 hora).
  6. Retira então a massa para uma bancada com um pouco de farinha, divide a massa a meio e estica a massa com as mãos num retângulo comprido, em que um dos lados vai ser maior que o outro.
  7. Agora começando pelo lado mais largo, começa a enrolar até criar um rolo de massa em que o centro está ligeiramente mais alto e eventualmente desce, criando um rolo gordinho.
  8. Dispõe ambas as fogaças num tabuleiro forrado de papel anti-aderente, e deixa estas levedar outras vez +/- 1hora até voltarem a crescer.
  9. Pré-aquece o forno a 200ºC.
  10. Agora que as fogaças aumentaram de tamanho, pincela estas com 1 ovo batido e com uma tesoura faz 4 cortes no topo para criar as tais “torres do castelo”.
  11. Leva então as fogaças ao forno, deixa estas cozinharem uns 15 minutos, depois retira elas e com as mãos abre um pouco as torres para deixar o calor penetrar no interior da fogaça.
  12. Volta a levar ao forno por mais uns 20 minutos para acabar de assar, se não tens a certeza se estão prontas, podes sempre picar com uma faca se sair seco estão prontas, se sair com massa precisam de mais um bocadinho.
  13. E já está, bom proveito e Feliz Páscoa!



Dicas: Como podem ver quando estiquei eu devia ter ter esticado um pouco mais e não tão alto, estas fogaças tem de ser mais rechonchudas ;D

Também acho que trabalhei demasiado uma delas a tentar esticar o que fez com que o fundo ficou menos fofinho e mais denso.

Uma fogaça é suposto ser loura eu acho que se calhar devia ter escolhido um degrau abaixo no forno, porque as pontas/torres ficaram um pouco mais do que louras ;P

Comentários