.
BOLO DE ANÇÃ - https://turismodocentro.pt/artigo/pascoa-receitas-centro-de-portugal/
Trata-se de um bolo tradicional, que se confeciona em Ançã há mais de 100 anos. O bolo é redondo, sem recheio, com um efeito tipo crista por cima, com cerca de 400 gramas cada. Tem uma textura suave, não é muito doce e a massa, de coloração amarela pálida, é levemente aromatizada com casca de limão. Enquadra-se na família dos folares doces, com forte tradição na época de Páscoa. É pouco doce e apresenta alguma durabilidade.
A origem do Bolo de Ançã perde-se no tempo, tendo o segredo do seu fabrico sido transmitido de pais para filhos. O bolo é de confeção simples, com ingredientes vulgares, mas de reconhecida qualidade, e tem como base um processo artesanal de fabrico.
Este método, mantido durante gerações de boleiras, tornou-o num produto tradicional dessa Vila, conhecido e apreciado sobretudo na Beira Litoral. Há muito que os viajantes e os turistas os compram às boleiras que, com os seus açafates recheados de bolos dourados, se tornaram uma imagem típica da Vila, sendo também presença habitual em mercados e feiras.
Este bolo recolhia admiradores também de Lisboa, “que no regresso à Capital levam os carros carregados da esplêndida lambarice”, conforme testemunho de Jaime Cortesão, no ano de 1933. O Bolo de Ançã é vendido local e regionalmente, durante todo o ano.
Em Ançã existem várias produtoras de Bolo de Ançã que fabricam e comercializam esta iguaria em suas casas, em dias certos. A venda é feita localmente, em casa das produtoras e noutros locais, fora de Ançã. A Junta de Freguesia de Ançã lidera o processo de certificação do produto, partilhando, pela voz do seu presidente, Cláudio Cardoso, a receita que aqui se regista.
1 kg de farinha tipo 55 (ou 65 – quanto mais grossa menos água leva) / 10,12 ovos / 200 g de margarina / 325 g de açúcar / Raspa de limão q.b. / Sal q.b. / 30 g de fermento de padeiro / Água q.b. / Ovo para pincelar antes de ir ao forno e depois de levedar
Desfazer o fermento na água e incorporar na farinha, deixando repousar uns minutos. De seguida adicionar o açúcar, os ovos, o sal e a raspa de limão e, por fim, a margarina derretida. Depois dos ingredientes misturados, na cadência certa e com as voltas necessárias a dar à massa para atingir a consistência necessária e desejada, fica a levedar até esta estar no ponto. Após levedar, cortar a massa em porções para o tamanho/peso final do bolo a produzir.
Cada porção é sujeita ao processo de “tender” criando uma “bola”, puxando a massa sempre no mesmo sentido, de fora para dentro, rodando-a até obter um aspeto mais ou menos esférico. Esta fase depende inteiramente do saber fazer, quer pela avaliação das condições climáticas, que podem influenciar a maturidade da massa, quer pelo adestramento manual necessário para garantir a forma final que a carateriza, nesta fase. À medida que se vai tendendo, colocar os bolos no tendal/ tabuleiro, onde continua o processo de levedar final.
O forno a lenha, previamente aceso, deve estar preparado para receber os bolos. Antes de entrar no forno, cada bolo é pincelado com ovo, para dar brilho e cor característica do bolo, entrando de seguida no forno. Quando a massa ganha a consistência certa, os bolos são retira- dos do forno e, à mão são feitos cortes na parte superior da circunferência. O rigor e sapiência do corte é essencial para a forma do Bolo de Ançã e como se comporta na restante cozedura. Esta é uma operação de grande importância, pois deste processo depende o aspeto físico característico do Bolo de Ançã.
Os bolos retornam ao forno até estarem devidamente cozidos. Retirar os bolos do forno, limpar e degustar.
Ingredientes para dois bolos:
- 180 gr de açúcar
- 25 a 35 gr de fermento fresco de padeiro (11gr de fermento seco de padeiro)
- 100 gr de manteiga
- Raspa de 1 limão
- 6 ovos
- 125 ml de água morna
- 750 gr de farinha de trigo sem fermento
- 1 pitada de sal
Comentários
Enviar um comentário