Anotem:
- 3/4 xic de leite morno (150ml)
- 1 c sopa de açúcar (12,5g)
- 1 c sopa de fermento biológico seco (8g)
- 2 e 1/4 xic de farinha de trigo (300g)
-1 ovo
- 6 c sopa de manteiga em pedaços (80g)
- 1/2 c chá de sal (3g)
Recheio:
- 500g batata doce roxa
- 200g de leite condensado
- 200ml de leite
- 4 c sopa de açúcar
- 1 c sopa de manteiga
Modo:
1. Faça a esponja misturando o leite morno com o açúcar e fermento biológico, aguarde 10 a 15 min até que espume por cima. Adicione a farinha de trigo, ovo e sove na batedeira (10 min.) com batedor de gancho (velocidade baixa) ou na mão, adicione aos poucos a manteiga e sal e sove bem (uns 10 min.) até formar uma massa bem lisa e soltar da tigela. Coloque em uma vasilha levemente untada com óleo e cubra com um pano e deixe dobrar de volume (minha massa ficou 1 hora, depende do clima, dia quente é mais rápido).
2. Cozinhe a batata doce roxa até ficar bem macia, bata no processador com leite e açúcar. Volte para a panela e adicione leite condensado e manteiga, mexa sem parar em fogo médio até engrossar e começar a grudar no fundo. Coloque em um prato para esfriar antes de usar. (Pode ser congelado por 6 meses e usado em outras receitas de confeitaria).
3. Enfarinhe a bancada e tire a massa da vasilha, abra com rolo de macarrão no formato de um retângulo grande, nem muito grosso, nem muito fino. Espalhe a pasta de ube-batata doce roxa (ou outro recheio de sua preferência) por cima, enrole como um rocambole. Corte no sentido com comprimento bem no meio. Trance a massa, ajeite as pontas e coloque em uma forma grande de pão (usei de 20cm alta) e forrada com papel antiaderente Dover. Cubra com pano de prato e deixe fermentar mais 30 min. até crescer de volume. Salpique açúcar perolado por cima. Leve ao forno preaquecido a 180C por aproximadamente 30 min., retire e coloque sob a grade do fogão para esfriar antes de cortar.
Comentários
Enviar um comentário