Massa
- 10 g de fermento biológico seco
- 240 ml de água
- 3 gemas
- 550 – 620 d de farinha
- 100 g de açúcar
- 55 g de manteiga
- pitada de sal
Cobertura
- 50 g de manteiga derretida
- 100 g de açúcar
- canela em pó a gosto
- Açúcar de confeiteiro a gosto
- Na batedeira com o gancho tipo raquete, misture a água, o fermento e as gemas. Adicione o açúcar, 550 g de farinha e a manteiga derretida. Troque para o batedor do tipo gancho bata por 5 minutos. Se for necessário, vá adicionando o restante da farinha (ao todo, eu usei 580 g)
- Vire a massa sobre ma bancada enfarinhada, modele uma bola e coloque em uma tigela untada com óleo. Cubra com um pano e deixe crescer uma hora.
- Vire novamente a massa na bancada, amasse algumas vezes (para liberar o ar) e coloque novamente na tigela. Cubra com filme plástico untado com óleo (para não grudas na massa quando crescer) e deixe na geladeira entre 8 -12 hrs (eu deixei 10)
- Retire a massa da geladeira e abra sobre uma superfície enfarinhada. Deixe com uma espessura de aproximadamente 1 cm.
- Corte dos donuts com dois cortadores de tamanhos diferentes (eu usei um aro de 8,5 cm e para a bolinha do meio, usei o fundo de um bico de confeiteiro). Coloque os donuts cortados em formas untadas e forradas com papel manteiga. Na receita original, ela usa o cortador menor para modelar todo o restante da massa. Eu não fiz assim. Eu amassei e abri novamente, modelando mais donuts (funcionou!)
Comentários
Enviar um comentário