Bolo de Páscoa (Guarda)
Este ano não queria fazer o tradicional folar de Páscoa, queria fazer algo diferente mas que tivesse raízes portuguesas, optei então por fazer estes Bolos de Páscoa, uma receita tradicional da zona da Guarda, segundo o "Livro de Cozinha de Portugal - Beiras" de Maria Odete Cortes Valente. A nível estético ficaram lindos na minha opinião e o seu interior também é bastante agradável, como terão oportunidade de ver pela receita abaixo, estes são bolos de massa finta.
Santa Páscoa para todos vocês e respectivas famílias.
1 kg de farinha
10 ovos
2,5 dl de azeite
30 g de fermento padeiro
1 pitada sal
200 g de açúcar
Água morna
gema de ovo
açúcar para polvilhar
Preparação:
Desfaz-se o fermento no num pouco de água morna e e juntam-se a farinha, o azeite, o açúcar e os ovos, aos poucos, de início pode começar por amassar numa taça com uma colher de pau, depois para o final terá mesmo de colocar as mãos na massa e amassar bem.
Deixa levedar em local quente, durante 4 horas (dependendo a temperatura ambiente onde levedou), a massa aí deverá ter crescido para o dobro de volume.
Tenda umas bolas como se fosse para pão e pincele com uma gema de ovo diluída com um pouco de leite, depois polvilhe com um pouco de açúcar no topo de cada bolo.
Forno quente a 200º, até dourar um pouco depois baixe para os 180º até cozer.
Fiz cinco bolos mais pequenos numa fornada e fiz um último maior.
Fiz cinco bolos mais pequenos numa fornada e fiz um último maior.
Comentários
Enviar um comentário