Tronco de pêssego - cozinhar sem stress

 


          

Tronco de pêssego

INGREDIENTES


PREPARAÇÃO

  • Unte um tabuleiro com manteiga, forre-o com papel vegetal, também untado, e polvilhe-o com farinha. Ligue o forno a 190º C. Bata bem os ovos e adicione-lhes o açúcar, batendo mais um pouco, até obter castelo. À parte, misture a farinha com o fermento e envolva-os, muito delicadamente, no preparado anterior, com a ajuda de um batedor de varas. Distribua o preparado pelo tabuleiro e leve a meio do forno a cozer, entre 12 e 15 minutos.
  • Decorrido o tempo, retire do forno e deixe arrefecer um pouco. Vire sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar, descole o papel vegetal e deixe arrefecer completamente. Corte uma tira ao bolo e reserve. Barre o restante com o doce de pêssego e enrole com a ajuda do pano, até ficar com uma torta. Reserve no frigorífico, enrolada no pano, até ficar bem fresca.
  • Entretanto, faça o creme: Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria, por cinco minutos. Escorra-as e reserve. Misture o açúcar, a maisena, as gemas e o leite, mexendo com um batedor de varas. Leve ao lume para engrossar, mexendo sempre para não queimar. Retire e envolva o aroma a baunilha. Transfira para outro recipiente e junte as folhas de gelatina. Mexa até derreter. Deixe arrefecer completamente, mexendo de vez em quando. Bata firmemente as natas e envolva-as no preparado, já frio.
  • Escorra o pêssego de conserva, corte duas metades do mesmo em pedaços e envolva-os no preparado. Passe uma forma retangular por água fria e forre-a com película aderente. Preencha-a com o creme de pêssego e coloque a torta sobre o mesmo. Termine com o retângulo de bolo e leve ao congelador até que fique bem firme. Corte mais duas metades de pêssego em pedaços e triture o restante. Desenforme o doce e verta o puré de pêssego por cima. Decore-o com os pedaços de pêssego, bagos de romã e erva-cidreira e sirva.

Comentários