A quesada pasiega é uma sobremesa típica da cozinha tradicional cantábrica, feita principalmente com coalho de leite das vacas nativas da região, manteiga e açúcar.
Na ausência de vacas pasiegas, fiz com leite integral do dia e fiz o requeijão caseiro, embora se não quiser complicar muito, o requeijão do supermercado ou o queijo fresco de Burgos é também vale a pena.
O resultado tem sido quase perfeito, em termos de textura e sabor. Em casa gostamos muito e vou repetir muitas mais vezes. Outra quesada diferente que tenho no blog é o cheesecake de amêndoa com mel, que também recomendo.
Ingredientes para um molde quadrado de 20x20cm:
- 500g de queijo cottage ou queijo fresco de Burgos
- 4 ovos M
- 100g de manteiga cremosa
- 250g de açúcar
- 100 g de farinha de trigo (sem glúten)
- Raspas de 1 limão
- 1 colher de chá de canela em pó
Ingredientes para queijo cottage caseiro:
- 2 litros de leite integral por dia
- suco de 1 limão
Fazemos o requeijão no dia anterior:
Colocamos o leite no fogo e deixamos aquecer até 85ºC, antes de começar a ferver. Retiramos do fogo e acrescentamos o suco de limão. Mexemos bem e deixamos repousar cerca de 1 hora.
Veremos que o leite coalha e começa a ter caroços. Passe por uma peneira coberta com uma gaze fina, deixe escorrer por pelo menos 30 minutos. Apertamos e removemos o resto do soro. Guardamos esse soro porque podemos usá-lo para fazer bolos e eles são muito ricos. Vou te dar uma receita.
Fazemos a quesada:
Numa tigela colocamos os ovos e o açúcar e batemos com as varetas manuais até que o açúcar se dissolva, não precisam dobrar de volume.
Adicione a manteiga derretida na pomada e misture bem, acrescente as raspas de limão e a canela em pó.
O requeijão esmigalhado com as mãos, mas não muito, pois o bom é que os torrões do requeijão permanecem na textura, misture e acrescente a farinha peneirada. Nós nos misturamos bem.
Cobrimos o fundo da forma com papel manteiga e espalhamos as paredes com manteiga derretida, acrescentamos a massa, polvilhamos com um pouco de canela em pó.
Assamos com o forno pré-aquecido a 170ºC, esquentando sem ar, por 40 minutos.
Tiramos e deixamos temperar, desenformamos e podemos comê-lo quente, vai ficar mais suculento ou mais frio, o que também é delicioso.
Comentários
Enviar um comentário