Carne de vaca no tacho com feijão manteiga
Entre a azáfama feliz de andar de um lado para o outro a fazer coisas que gosto, na segunda-feira à tarde estive em gravações para o programa Faz Sentido, da SIC Mulher, apresentado por Ana Rita Clara, com quem já tinha feito o lançamento do livro Refeições em 15 Minutos de Jamie Oliver. O programa passa, hoje, às 17h30. Irei apresentar várias sugestões deliciosas e muito práticas para presentes de Natal, feitos em casa. Não percam!
Ontem, feriado, o Ricardo e eu, decidimos tirar o dia. Ficar em casa, sem agenda, é sinónimo de me poder dedicar a algumas pequenas coisas que tanto adoro. Ler. Ver um filme a dois, sentados no sofá da sala, mas antes preparar um almoço com tempo. Ontem, decidi confeccionar um prato que tinha intenções de fazer há já algum tempo. Em breves palavras é um guisado de carne com aromáticas e que depois vai ao forno com feijão cozido a cozinhar lentamente para apurar todos os sabores. A receita é inspirada no cassoulet francês, que nesta altura do ano, em que o frio se faz sentir, sabe muito bem.
Carne de vaca no tacho com feijão manteiga
Ingredientes para 4 pessoas:
800 g de carne de vaca do chambão
5 chalotas
3 dentes de alho
2 tomates maduros
1 folha de louro
100 ml de azeite
3 talos de aipo
2 cenouras
3 hastes de tomilho
3 cravinhos
350 ml de água
1 cubo de caldo de legumes
50 ml de vinho branco
520 g de feijão manteiga cozido
Sal e pimenta-preta q.b.
Salsa picada q.b.
1. Colocar um tacho de ferro ao lume. Adicionar a carne cortada em cubos, as chalotas e os alhos picados, a folha de louro e o azeite. Deixar cozinhar um pouco.
2. Juntar o tomate picado, limpo de peles e sementes. Regar com o vinho branco e deixar cozinhar durante cinco a 6 minutos.
3. Juntar os talos de aipo cortados em pedaços e as cenouras às rodelas. Acrescentar o tomilho, o cubo de caldo, os cravinhos e a água. Temperar com sal. Tapar o tacho e cozinhar durante 30 minutos. Retirar do lume.
4. Juntar o feijão manteiga. Tapar o tacho e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 1 hora.
5. Servir polvilhado com salsa picada.
A carne fica tenra, suculenta e pede a cada garfada que se repita. Acompanhámos este prato com um vinho tinto. Soube-nos tão bem!
Comentários
Enviar um comentário