Febras de porco com limão e alecrim e batatas com alho e malagueta
Já cheira a Natal por toda a cidade. Apercebi-me, ontem, quando vinha para casa do trabalho, que já há ruas com as iluminações ligadas. As montras das lojas respiram ofegantes de sugestões comerciais para presentes. Acho esta época particulamente bonita. As ruas ficam enfeitadas, mais alegres, e até acho que as pessoas ficam mais felizes pelo sentimento de festa e de partilha. Eu fico. O Natal é das épocas que mais gosto no ano.
Apesar do Natal estar já aí à porta, a minha sugestão de hoje não é natalícia, mas é aconchegante e quentinha, própria para estes dias frios e chuvosos, que finalmente chegaram.
A receita encontrei-a na revista Blue Cooking nº 13 de Março de 2007.
Ingredientes:
650 g de febras de porco cortadas finas
2 a 3 hastes de alecrim fresco
raspa e sumo de 1 limão
3 colheres de sopa de azeite
sal
pimenta
550 de batatas
1 malagueta verde ou vermelha
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1. Temperar as febras com sal, pimenta, raspa e sumo de limão, alecrim e 3 colheres de sopa de azeite. Deixar a marinar por 10 a 15 minutos.
2. Cortar as batatas e a malagueta às rodelas. Esborrachar os dentes de alho e misturar às batatas e à malgueta num pirex. Temperar com uma pitada de sal a gosto e regar com as duas colheres de sopa de azeite. Levar ao forno a assar.
3. Aquecer uma frigideira antiaderente em lume forte. Adicionar a carne e cozinhar as febras.
Servi a carne com as batatas e uma salada de alface e rábano. As febras ficaram boas, mas batatas ficaram divinas. Cá em casa gostamos de picante, mas quem não apreciar deverá tirar as sementes à malagueta.
Comentários
Enviar um comentário