Massa
- 500g de farinha branca de neve
- 30g de banha
- 3 c. (sopa) de azeite
- 270ml de água morna (como sai do esquentador)
- uma pitada de sal
Recheio
- 400 de carne de vaca para cozer
- 1/4 chouriço
- 40g de margarina (ou manteiga)
- 220ml de caldo de carne (1/2 cubo de caldo Knorr de carne)
- 50g de pão ralado
- 1 c. (chá) de alho em pó
- 1 c. (café) de noz-moscada
- 1 pitada de pimenta branca
- 1 limão
- 12 azeitonas pretas picadas
Massa
Peneire a farinha para uma tigela, aqueça ligeiramente a banha e o azeite e adicione à farinha.
De seguida dissolva o sal na água e junte ao preparado anterior. Amasse pelo menos 15 minutos e deixe, a repousar, na tigela tapada com película durante 1 hora.
Diz a tradição que a massa está pronta quando pegar nela com as duas mãos e abrir os braços, ela vai esticar para acompanhar o movimento e não parte.
Recheio
Para começar deve cozer e picar a carne, neste momento aproveite para picar também o chouriço cru e sem pele. Se tiver sobras de carne também pode utilizá-las, inclusivamente pode misturar restos de frango, vaca, porco. Reserve.
Coloque a margarina num tacho com o caldo e junte o alho em pó, a noz-moscada, a pimenta branca, e o sal, mexa tudo e deixe levantar fervura.
Depois adicione as carnes, que reservou. Nessa altura junte o pão ralado, misture muito bem todo o preparado até ficar um creme homogéneo.
Desligue o lume, junte a raspa do limão e as azeitonas, mexa e deixe arrefecer.
Preparar os Pastéis
Vá retirando pequenas porções de massa e estenda-a com o rolo sobre uma superfície enfarinhada até ter mais ou menos 3 mm de espessura.
Coloque o recheio no meio (1 colher de sobremesa), dobre a massa para fechar o pastel e corte-o com uma carretilha de forma irregular. Vá colocando os pastéis num pano para não se colarem e mantenha-os tapados até ao momento de fritar.
Comentários
Enviar um comentário