Toledo,

Las Toledanas, são um dos doces tradicionais da Cidade das Três Culturas, Toledo. É uma espécie de massa doce recheada com cabelo de anjo e coberta com açúcar e amêndoas picadas.

Podemos encontrá-los em qualquer uma das muitas lojas de doces que encontramos na cidade. Um doce que podemos degustar em qualquer época do ano, embora seja mais típico desta época e do Natal, desta vez trago para vocês fazerem em casa. No entanto, como qualquer receita tradicional, tanto a massa como a forma de a preparar irão mudar dependendo do pasteleiro e da casa em que é feita. Eu deixo você do jeito que eu faço.

Não é um doce difícil de fazer, talvez um pouco divertido, mas o resultado final vale a pena e eles duram muito tempo se você os guardar em um recipiente hermético. Se você não tiver a oportunidade de experimentá-los em Toledo, recomendo que os faça em casa, verá como são deliciosos. Você também pode gostar de outro doce típico de Toledo, o ponche de maçapão toledano.





Ingredientes para cerca de 24 toledanas:


     - 160g de banha


     - 120ml de vinho branco


     - 120 ml de óleo de girassol


     - 1 colher de chá de canela em pó


Ingredientes para cerca de 24 toledanas:


     - 160g de banha


     - 120ml de vinho branco


     - 120 ml de óleo de girassol


     - 1 colher de chá de canela em pó

 - 60g de açúcar


     - 500g de farinha de trigo


     -   cabelo de anjo


     - amêndoas granuladas para cobrir


     - açúcar para polvilhar

- 1 ovo para pintar

Primeiro colocamos o óleo de girassol no fogo em uma panela e deixamos até que fique torrado, ou seja, aqueço como se fosse fritar algo, eu costumo colocar uma casca de laranja nele, esfriar e retirar. aqueça e deixe esfriar um pouco.

Quando estiver quase frio, adicione o vinho branco, a banha, o açúcar e a canela. Levamos ao fogo e mexemos até que tudo se misture e comecem a ferverir.

Nesse momento adicionamos a farinha de uma só vez e mexemos com uma espátula, a massa começará a desgrudar das paredes da panela, é hora de tirá-la do fogo e continuar misturando até que a farinha esteja bem integrada e sem pedaços.

Deixe arrefecer tapado com película aderente. Deve estar completamente frio, é uma massa muito pegajosa por isso aconselho a deixá-la no frigorífico de um dia para o outro.


Quando estiver completamente frio, colocamos sobre a mesa e esticamos com o rolo, podemos polvilhar a mesa com um pouco de farinha, no início, estará muito frio e será difícil para nós, depois fica mais gerenciável. Esticamos para 1/2 cm de espessura, mais ou menos, não deve ser muito fino

Cortamos círculos de cerca de 9-10 cm de diâmetro, ou do tamanho que desejar. Coloque uma colher de chá de cabelo de anjo por cima e feche a empanadilla marcando as bordas com os dedos, sem apertar muito.


Pintamos de um lado com o ovo batido e depois, na parte que pintamos com o ovo, jogamos sobre as amêndoas granuladas e apertamos um pouco para que as amêndoas grudem bem. Polvilhe-os com um pouco de açúcar e coloque-os no tabuleiro.

Assamos com o forno pré-aquecido a 180ºC, aquecemos para cima e para baixo, sem ar, cerca de 20-25 minutos. Até ficarem um pouco dourados, mas não muito.

Nós os tiramos e deixamos esfriar, quentes eles serão muito delicados, quando esfriarem eles endurecerão e serão muito mais manejáveis. E pronto para apreciá-los.

Comentários